mundo

Londres vai suspender referendo

Depois do chumbo dos franceses e dos holandeses, o Reino Unido anuncia esta segunda-feira à tarde que desistiu do referendo ao Tratado Europeu. O anúncio será feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Jack Straw.

«O ministro dos Negócios Estrangeiros vai anunciar, esta tarde, que o Reino Unido suspendeu o processo (de referendo à Constituição europeia)», explicou o porta-voz de Downing Street.

Jack Straw deverá anunciar que, após o 'não' da Holanda e da França, não faz sentido mobilizar os ingleses para uma consulta pública com um fim anunciado.

A decisão «é coerente com o que dissemos há uma semana e meia sobre a necessidade de realizar um debate e de certos dirigentes europeus se reunirem para discutir a forma como vamos prosseguir», disse o porta-voz.

«Suspendemos o processo até que tenhamos mais certezas», frisou.

O governo britânico tinha apresentado ao parlamento, a 24 de Maio, antes do referendo francês de 29 de Maio, um projecto-lei que permitiria a realização do referendo no Reino Unido, anteriormente agendado para o primeiro semestre de 2006.

Redação