O presidente da Comissão Europeia desdramatiza a decisão anunciada por Londres de suspender o referendo à constituição europeia. Durão Barroso salienta que todos os Estados membros concordam que é preciso tempo para reflectir.
«Não ouvi de qualquer Estado membro a intenção de tomar decisões definitivas. Pelo contrário, até agora, todas as indicações que me chegam dos Estados membros, e nomeadamente da Grã-Bretanha, é a de que pretendem reflectir sobre a questão durante o Conselho Europeu» de 16 e 17 de Junho, declarou Durão Barroso durante uma conferência de imprensa.
«Precisamos de tempo para reflectir. Toda a gente está de acordo em relação a isso», acrescentou.
O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Jack Straw, confirmou hoje na Câmara dos Comuns a suspensão do referendo sobre o tratado de constituição europeia na Grã-Bretanha, previsto para a Primavera de 2006.
O chefe da diplomacia britânica declarou que tinha renunciado a fixar uma data para a discussão parlamentar sobre o projecto de lei do referendo, acrescentando, no entanto, que, «se as circunstâncias mudarem», se reservava «o direito de (vir a) apresentar esse projecto de lei na Câmara dos Comuns» noutra altura.