mundo

Guterres abandona presidência dia 13

António Guterres abandona a presidência da Internacional Socialista (IS) dia 13, dois dias antes de assumir o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

O ex-primeiro-ministro dirigirá pela última vez dia 13, em Madrid, uma reunião do "Presidium" da IS, o órgão máximo directivo da organização, disse à agência Lusa uma fonte do PS.

No dia 15, em Genebra, já livre das funções de presidente da IS, António Guterres tomará posse como ACNUR, para o qual foi nomeado no final de Maio por proposta do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

O "Presidium" de Madrid destina-se a agendar a reunião do Conselho da IS que deverá marcar o próximo congresso da organização, previsto para o final deste ano, em que será escolhido o sucessor de António Guterres na presidência.

Nesse congresso, o actual secretário-geral do PS e primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, deverá ascender a uma das vice-presidências da IS.

A nível interno do PS, com a escolha de Luís Amado para ministro da Defesa Nacional, o cargo de secretário nacional do partido para as Relações Internacionais passou a ser desempenhado por José Lello.

Na qualidade de secretário nacional do PS para as Relações Internacionais, José Lello vai participar na reunião do Conselho do Partido Socialista Europeu, dias 24 e 25 de Junho, em Viena, encontro em que ainda não está confirmada a presença de José Sócrates.

Redação