Florence Aubenas já está em França. A jornalista raptada no Iraque foi recebida pelo presidente francês, Jacques Chirac. Apesard a magreza, Aubenas estava bem disposta, agradeceu a ajuda de todos no processo de libertação.
A jornalista francesa Florence Aubenas, libertada depois de 157 dias de cativeiro no Iraque, chegou, este domingo a Paris.
O avião presidencial em que seguia aterrou ao final da tarde na base aérea de Villacoublay, nos arredores de Paris, onde foi recebido pelo presidente da república francês Jacques Chirac.
Apesar da magreza visível, Aubenas aparentava estar descontraída, bem disposta e sorriu para as pessoas que se encontravam no local.
A jornalista aproveitou o momento para agradecer a todos os que se mobilizaram para que a sua libertação fosse possível e remeteu para terça-feira, durante uma conferência de imprensa, as explicações sobre o seu longo cativeiro.
Em resposta a algumas questões colocadas pelos jornalistas. Aubenas desmentiu ter estado detida com os ex-reféns romenos, contrariando as informações divulgadas por estes pouco depois do anúncio da sua libertação.
Este domingo, o governo francês também desmentiu ter sido pedido ou pago qualquer resgate para que Aubenas e o seu motorista Hussein al-Saadi fossem libertados.
No sábado, o secretário-geral dos Jornalistas Sem Fronteiros, Robert Ménard, deixou entender que tinha sido pedido um resgate na ordem dos quinze milhões de dólares para que os dois reféns fossem livertados.