mundo

Jan Eliasson novo presidente da Assembleia Geral

Jan Eliasson é novo presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, sucedendo ao gabonês Jean Ping. Eliasson assume o lugar numa altura em que a Assembleia deverá aprovar uma reforma profunda da ONU.

O diplomata sueco Jan Eliasson foi eleito presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas para a 60ª sessão, com início marcado para Setembro, sucedendo ao gabonês Jean Ping.

Actalmente embaixador da Suécia nos EUA, Eliasson foi o embaixador sueco junto da ONU entre 1988 e 1992, período durante o qual foi representante pessoal do secretário-geral das Nações Unidas para o Irão e o Iraque.

Entre 1990 e 1991 foi também presidente do Conselho Económico e Social da ONU (ECOSOC), antes de se tornar subsecretário-geral da ONU para os assuntos humanitários.

Eliasson acederá à presidência da Assembleia Geral num momento em que esta se prepara para aprovar uma reforma profunda da ONU, proposta pelo secretário-geral Kofi Annan. Esta reforma já recebeu o apoio do diplomata sueco que se comprometeu a trabalhar em prol da sua aprovação.

Redação