mundo

Europa corre risco de paralisia

Durão Barroso diz que a Europa corre o risco de paralisia. O presidente da Comissão Europeia defendeu que é urgente que os 25 aprovem o orçamento para o período entre 2007 e 2013.

Se isso não acontecer o impacto nas políticas da comissão será muito negativo e os principais afectados serão os novos países.

Em conferência de imprensa para analisar a actual situação na Europa, Durão Barroso apelou ainda aos 25 para não ignorarem as preocupações das opiniões públicas de diversos Estados-membros sobre a Turquia.

Bruxelas tem o início das negociações com Ancara marcado para o próximo dia três de Outubro mas sem garantia de adesão. O ex-primeiro-ministro português diz que é tempo de iniciar uma «discussão franca» sobre o assunto.

O presidente da Comissão adianta ainda que é preciso discutir seriamente os sinais que chegam dos eleitorados de vários países, numa alusão à vitória do "não" no referendo francês ao Tratado Constitucional.

Na campanha para o referendo em França, a adesão da Turquia foi um dos argumentos mais acenados pelos apoiantes do "não".

Redação