Mais de 130 talibãs morreram entre terça-feira e quarta-feira no "triângulo negro" a sul do Afeganistão numa operação anti-guerrilha das forças afegãs e norte-americanas, disse hoje o ministério da Defesa do Afeganistão.
«Cento e trinta e dois talibãs foram mortos» durante esta operação que decorreu nas províncias de Kandahar, Zabul e Oruzgan, afirmou o porta-voz do ministro da Defesa afegão, Mohammed Numa Atifie, considerando que se tratou de uma grande vitória para o Governo.
A operação ocorreu em todo o distrito de Mian Nisheen, 80 quilómetros a nordeste de Kandahar, grande cidade do sul do Afeganistão e antigo bastião do regime talibã derrubado em 2001 pela coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.
Segundo as forças norte-americanas, cinco dos seus soldados ficaram feridos durante a operação e três polícias afegãos morreram.
Responsáveis afegãos em Cabul explicaram, por seu lado, que a operação se destinou a pôr termo a actividades da rebelião, muito activa nas últimas semanas com o objectivo de perturbar as eleições parlamentares previstas para 18 de Setembro.