mundo

Socialistas vencem legislativas

A oposição socialista (ex-comunista) venceu as eleições legislativas de sábado na Bulgária, mas terá de governar em coligação com pelo menos dois outros partidos, de acordo com resultados oficiais anunciados hoje pela Comissão Eleitoral.

Quando estão contados 97 por cento dos escrutínios, o partido socialista búlgaro (PSB) obtém 31,3 por cento dos votos, à frente do Movimento Nacional Siméon II (MNS II, centro-direita), o partido do primeiro-ministro cessante, Siméon de Saxe-Cobourg-Gotha, que recolhe 19,96 por cento.

Ao outro partido do governo cessante, o Movimento para os Direitos e Liberdades (MDL, minoria turca) são creditados 12,14 por cento dos escrutínios.

O Ataka ("Ataque" em búlgaro), um partido extremista, xenófobo e racista, obtém 8,24 dos votos, um resultado muito superior às expectativas.

A principal coligação da oposição de direita, Forças Democráticas Unidas (FDU), obtém 7,7 por cento, seguida de dois partidos da oposição: Democratas para uma Bulgária Forte (DBF), com 6,44 por cento e a União Popular (UP), que recolhe 5,21 por cento dos sufrágios.

Outros pequenos partidos dividem entre si os restantes 8,64 por cento dos votos, de acordo com a Comissão Eleitoral.

Os resultados oficiais definitivos não devem ser anunciados antes de quinta-feira.

Redação