A Comissão Europeia reúne-se na próxima quarta-feira para analisar a resposta a dar ao terrorismo, anunciou o comissário europeu Franco Frattini, depois de ter falado ao telefone com o presidente do executivo comunitário, Durão Barroso.
Franco Frattini precisou que a Comissão abordará, em particular, a proposta de criação «de um instrumento de resposta rápida às acções terroristas, para permitir à União Europeia reagir de forma mais eficaz e coordenada aos ataques terroristas como os de hoje».
Os quatro atentados hoje perpetrados na capital britânica, que fizeram pelo menos 37 mortos e centenas de feridos, segundo a Scotland Yard, foram dirigidos «contra toda a Europa e contra todos os cidadãos europeus», declarou o comissário europeu da Justiça, Liberdade e Segurança.
«É um ataque dirigido contra todos aqueles que defendem e promovem os direitos humanos e os nossos valores comuns de liberdade, de segurança e de justiça», sublinhou.
Segundo Frattini, os atentados de Londres «confirmam infelizmente que o terrorismo é uma ameaça permanente, que de novo atingiu o coração da Europa».