mundo

Autores agiram em nome do Islão e serão julgados

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, declarou esta quinta-feira que os autores dos atentados bombistas «agiram em nome do Islão» e que responderão perante a justiça.

«Sabemos que essas pessoas agem em nome do Islão, mas sabemos também que a imensa maioria dos muçulmanos aqui e no estrangeiro são pessoas de bem, respeitadoras da lei, que abominam tanto como nós aqueles que cometem actos destes», declarou Blair, em Downing Street.

O chefe do executivo britânico prometeu uma «acção intensa dos serviços policiais e de segurança para assegurar que os responsáveis responderão perante a justiça».

Por seu lado, o chefe da diplomacia britânica referiu que os atentados hoje perpetrados têm a «marca da al-Qaeda».

O chefe do «Foreign Office» reconheceu que nem os serviços secretos, nem a polícia britânica tiveram a menor informação acerca da preparação dos ataques.

«Têm a marca da al-Qaeda», insistiu Straw, garantindo estarem em curso investigações para confirmar a autoria dos atentados.

Redação