mundo

Ministro da defesa alvo de atentado

O ministro da defesa cessante libanês ficou ferido na sequência de um atentado contra a viatura em que seguia. O ataque, que ocorreu a norte da capital libanesa, matou ainda uma pessoa e feriou outras seis.

Uma forte explosão atingiu, esta terça-feira de manhã, a coluna de viaturas onde seguia o ministro cessante da Defesa libanês, Elias Murr, ferindo o governante e mais nove pessoas, entre elas um dos militares que escoltavam o ministro.

O rebentamento provocou, também, a morte de duas pessoas.

Os feridos, alguns em estado grave, já foram hospitalizados, incluindo o governante. No entanto, segundo fontes hospitalares citadas pela agência France Presse, o seu estado de saúde não é grave.

Segundo o canal de televisão libanês LBC, a explosão foi provocada por uma viatura armadilhada que explodiu quando a coluna de viaturas onde seguia o ministro passava perto da localidade de Antalias, a norte de Beirute.

A cadeia de televisão árabe Al-Jazira difundiu imagens que mostram duas viaturas em chamas e outras reduzidas ao estado de carcaças. Segundo testemunhos, a explosão foi de tal forma potente que se ouviu a vários quilómetros de distância.

Genro do chefe de Estado libanês, Emile Lahoud, e vice-presidente do Conselho de ministros, Elias Murr é pró-sírio e assumiu vários cargos governamentais. No governo formado em Abril de 2003, Murr ocupou a pasta do Interior.

Redação