mundo

Governo atribui autoria a Al-Qaeda

O governo britânico atribuiu a autoria dos atentados de 7 de Julho à al-Qaeda. O reconhecimento foi feito através de um comunicado de Downing Street sobre a lista de atentados atribuídos à organização terrorista, nos últimos anos.

A autoria dos atentados terroristas que, a 7 de Julho, atingiram a capital britânica foi atribuída, oficialmente, à al-Qaeda, a organização liderada por Ossama bin Laden.

Através de um comunicado publicado no site do gabinete do primeiro-ministro Tony Blair, o governo britânico enumera uma lista dos atentados atribuídos à organização terrorista nos últimos doze anos.

Nessa lista são incluídos os atentados de há uma semana, e que mataram mais de meia centena de pessoas. O executivo britânico classifica, inclusive, os ataques de 7 de Julho como a 31ª operação conduzida pela organização de bin Laden.

Esta é a primeira vez que Downing Street assume oficialmente a autoria dos atentados como sendo da al-Qaeda. Tony Blair nunca citou directamente a organização como sendo a responsável pelos ataques, e mesmo a Scotland Yard apenas aludiu a possíveis características dos ataques como sendo idênticas às da al-Qaeda.

Os atentados de 7 de Julho foram reivindicados pela al-Qaeda, a 7 de Julho, pelo grupo autodenominado «A Organização al-Qaeda/Jihad na Europa», a 9 de Julho, e pelas Brigadas de Abu al-Masri.

Redação