mundo

ONU vai distribuir quatro mil toneladas de alimentos

As Nações Unidas vão enviar esta semana 4000 toneladas de alimentos para o Níger. Três milhões e seiscentas mil pessoas correm o risco de ficar sem comida por causa da seca e de uma praga de gafanhotos. Cento e cinquenta mil crianças correm o risco de morrer.

O Programa Alimentar Mundial (PAM) da ONU prevê distribuir esta semana mais de 4.000 toneladas de ajuda alimentar urgente nas zonas mais afectadas pela fome no Níger, disse hoje Gian Carlo Cirri, representante da organização no país.

O PAM deverá também organizar, em data ainda a confirmar, uma ponte aérea entre Brindisi (Itália) e o Níger, afectado por uma grave crise alimentar devido à seca e a uma praga de gafanhotos.

«O nosso objectivo é distribuir esta semana 4000 toneladas de alimentos às 270.000 pessoas mais vulneráveis», afirmou a mesma fonte.

Esta ajuda urgente, que prevê a entrega de dois sacos de cereais, 15 quilogramas de leguminosas e cinco litros de azeite a cada família, será distribuída pelas organizações não-governamentais presentes no Níger.

Segundo a ONU, a falta de alimentos no Níger afecta 3,6 milhões de pessoas.

O coordenador da ONU para as situações de urgência, Jan Egeland, disse que 150 mil crianças num total de 800 mil sofrem de má nutrição grave e correm o risco de morrer.

As autoridades do Níger não divulgaram até ao momento estatísticas sobre o número de mortos provocados pela falta de alimentos, mas estimam que 1,6 milhões de pessoas se encontram numa situação «extremamente crítica» ou «crítica».

Redação