mundo

Polícia atingiu brasileiro com oito tiros

O brasileiro morto por engano pela polícia britânica, na passada sexta-feira, foi atingido com oito tiros, sete na cabeça e um no ombro, admitiram esta segunda-feira as autoridades.

Testemunhas presenciais tinham indicado anteriormente que um agente da polícia disparara cinco vezes contra Menezes, depois de o perseguir no Metro de Londres.

A investigação oficial sobre a morte do brasileiro, hoje iniciada, deverá estabelecer os passos que conduziram a um tal desfecho e, concretamente, apurar se o agente actuou correctamente ao disparar. Aparentemente, o agente confundiu o jovem com um suspeito de terrorismo.

Pelo menos três agentes tinham seguido Menezes desde que este saíra de uma casa no bairro de Tulse Hill (sul de Londres) até entrar num autocarro para a estação de Metro de Stockwell, na mesma zona da cidade.

Uma vez na estação, o jovem brasileiro, vendo-se perseguido, saltou a barreira de entrada e correu pela plataforma, tentando em seguida entrar numa carruagem.

A polícia intimou-o a parar, mas Menezes terá ignorado a ordem. Um dos agentes conseguiu então dominá-lo e, com ele imóvel no chão, disparou à queima-roupa oito tiros.

Redação