mundo

Rumsfeld quer rápida aprovação da constituição

Donald Rumsfeld fez mais uma visita surpresa a Bagdad, onde aproveitou para apelar à rápida aprovação da constituição do país. Num encontro com o primeiro-ministro iraquiano, ficou estabelecido que os soldados da Força Multinacional no país serão reduzidos.

O secretário de Estado norte-americano da Defesa apelou esta quarta-feira para que os iraquianos completem rapidamente a sua constituição e a ponham em prática sem demoras.

O apelo foi feito por Donald Rumsfeld durante uma visita surpresa a Bagdad, onde chegou esta quarta-feira de manhã, num avião que vinha do Tadjiquistão.

«É tempo para fazê-lo. Todos os atrasos serão nefastos. Quanto mais rápido melhor. Os iraquianos devem compreender que num processo constitucional o compromisso é necessário», disse Rumsfeld aos jornalistas que o acompanham na sua viagem.

A comissão encarregada de redigir a Constituição deve remeter o projecto ao Parlamento, que o deve aprovar a 15 de Junho, sendo depois submetido a referendo a 15 de Outubro.

Rumsfeld incentivou ainda o Iraque a «mostrar que é um grande país» na questão dos rebeldes que entram no país através das fronteiras da Síria e do Iraque.

O representante norte-americano aproveitou também para se encontrar com o primeiro-ministro iraquiano, tendo no fim do encontro sido anunciado que foram tomados «passos práticos» para reduzir o número de soldados da Força Multinacional no país, que conta actualmente com mais de 170 mil militares.

«Vamos dar uma série de passos no terreno para modificar a posição das tropas iraquianas em algumas zonas do país, o que significa uma redução do número da Força Multinacional», indicou Ibrahim Jaafari, que não quis quantificar essa redução nem a data para essa retirada.

No dia em que Rumsfeld mais uma visita surpresa à capital iraquiana, foram disparados vários morteiro contra uma estação de autocarros próxima da Zona Verde.

Nesse ataque morreram duas pessoas, tendo outras 20 ficado feridas. Um alto responsável pelo aeroporto de Bagdad foi também raptado esta quarta-feira.

Redação