mundo

Mubarak quer cimeira árabe em Charm el-Cheikh

O presidente egípcio quer uma cimeira árabe extraordinária já em Agosto e em Charm el-Cheikh, que recentemente foi atingida por uma série de atentados bombistas. Hosni Mubarak disse ainda que se vai recandidatar pela quinta vez ao cargo de presidente.

O presidente egípcio propôs a realização de uma cimeira árabe excepcional a 3 de Agosto na estância balnear de Charm el-Cheikh, recentemente atingida por uma série de atentados bombistas.

A Liga Árabe tem em agenda a questão do Iraque, o conflito israelo-palestiniano e o terrorismo, pretendendo Hosni Mubarak que esta cimeira sirva para «examinar a situação geral do mundo árabe».

«Precisamos de uma cimeira árabe de emergência para adoptarmos uma posição unificada face aos acontecimentos da Palestina e do Iraque», justificou o líder egípcio de 77 anos num discurso que fez perto da cidade natal, no Delta do Rio Nilo.

Mubarak, presidente egípcio desde 1981, aproveitou ainda a anunciar que se vai recandidatar a um quinto mandato de seis anos nas eleições presidenciais marcadas para 7 de Setembro, onde acredita que terá o apoio do eleitorado do seu país.

«Embarquei numa viagem que não terminarei antes de acabar. Declarou perante vós que tenciono candidatar-me para o cargo de presidente», anunciou Hosni Mubarak, numa referência às primeiras eleições por sufrágio universal e multipartidárias no país.

Redação