mundo

Faleceu vice-presidente John Garang

O vice-presidente do Sudão morreu no fim-de-semana após um desastre ocorrido durante uma tempestade no sul do Sudão. John Garang tinha entrado para o Governo há seis meses, após ter lutado durante bastantes anos pela independência do sul do Sudão.

O vice-presidente do Sudão morreu no fim-de-semana na sequência de um acidente com o helicóptero que o transportava do Uganda para o Sudão.

John Garang, antigo chefe rebelde, tinha entrado em funções como primeiro vice-presidente do país a 9 de Julho de 2005, seis meses depois da assinatura de um acordo de paz histórico que acabou com 22 anis de guerra civil no Sudão.

Garang tinha fundado, em 1983, o Exército Armado Popular do Sudão (SPLA), que lutava pela independência do sul do Sudão, da maioria cristã e animista, do norte muçulmano.

Após algumas horas em que se especulou sobre se Garang teria morrido realmente após o acidente de helicóptero, o aparelho foi encontrado num local isolado do Sudão, perto da fronteira entre o Uganda e o Quénia.

O presidente sudanês Omar al-Bechir já confirmou a morte de Garang, tendo apelado ao movimento liderado pelo ex-rebelde sudanês para encontrar um novo líder, garantindo ao mesmo tempo que o governo do Sudão vai cumprir o processo de paz acordado com Garang.

Na sequência do desastre de helicóptero, que ocorreu durante uma tempestade, morreram ainda mais 13 pessoas, cinco sudaneses e oito ugandeses, isto segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros do Uganda, Sam Kutesa.

Redação