mundo

Primeira ajuda chega ao Níger

A primeira ajuda do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas chegou, esta quarta-feira, ao Níger. A Oxfam é uma Organização Não Governamental (ONG) que está no terreno a dar de comer a um 130 mil pessoas.

Kate Paterson, porta-voz da Oxfam, confirma que a situação no Níger é muito difícil, mas lembra que toda a região está afectada por uma crise alimentar.

«A situação no Níger continua desesperante, mas gostaria de sublinhar que não é só aqui, mas também no Mali, na Mauritânia e no Burkina Faso. Toda a região na zona do Saara está afectada por uma crise alimentar», disse.

A dirigente adiantou ainda que como «os holofotes da comunicação social estão virados para o Níger, o mundo começou a responder a esta crise».

«Já começaram a chegar fundos para o apelo que a ONU lançou em Maio e nesta altura já foi financiado em 57 por cento», acrescentou.

Um milhão com fome no Mali

Kate Paterson realçou ainda que a situação mais preocupante de todas neste momento é a do Mali, onde mais de um milhão de pessoas passa fome.

Esta região «está a ser completamente ignorada. As Nações Unidas lançaram um apelo em Maio e neste momento só está financiado a 14 por cento».

Na opinião dos responsáveis pela Oxfam para enfrentar o drama da fome com eficácia, a ONU tem que reformular o sistema de ajuda de emergência.

«Actualmente as Nações Unidas lançam um apelo e depois esperam que os Governos ricos em todo o mundo o financiem. Se este sistema fosse alterado e o dinheiro estivesse sempre disponível assim que a ONU enfrentasse uma situação preocupante podia actuar de imediato», defendeu Kate Paterson, que tem esperança que cada vez mais a fome diminua no mundo.

Redação