"Nino" Vieira deverá mesmo ganhar as presidenciais na Guiné-Bissau, já que a recontagem dos votos não provocará grandes alterações aos resultados provisórios. A divulgação dos resultados depende de uma reunião a realizar esta quinta-feira.
A recontagem dos votos na Guiné-Bissau não deverá causar grandes alterações no resultado da segunda volta das presidenciais do país, confirmando-se assim o triunfo de “Nino” Vieira.
Para já, a reavaliação das «actas-síntese» contestadas pela candidatura de de Malam Bacai Sanhá apenas permitiu dar mais um voto a cada candidato, de acordo com um relatório de peritagem feito por técnicos das comissões de eleições guineenses, a que a agência Lusa teve acesso.
Entretanto, a sessão plenária da Comissão Nacional de Eleições realizada na quarta-feira à noite tornou-se «inconclusiva», tendo os seus trabalhos continuado durante esta quinta-feira de manhã.
O presidente da CNE indicou que a divulgação dos resultados definitivos do acto eleitoral de 24 de Julho depende do andamento da reunião marcada para esta quinta-feira de manhã.
Malam Mané aproveitou ainda para dizer que não pensa em demitir-se do seu cargo, apesar de a directoria da campanha de Sanhá ter exigido a suspensão do actual líder da CNE.
Numa «carta de protesto» enviada ao Parlamento, os partidários do candidato apoiado pelo PAIGC alegaram que Malam Mané era «incompetente» e exigiam a instauração de um «processo disciplinar com vista à responsabilização» do presidente da CNE pelas alegadas fraudes registadas no processo eleitoral.