mundo

«Catástrofes piores do que as do Vietname»

A al-Qaeda atacou os Estados Unidos e a Grã-Bretanha com palavras demolidoras. Num vídeo divulgado pela televisão Al-Jazira, a rede terrorista de bin Laden diz que os norte-americanos vão sofrer «catástrofes piores do que as do Vietname». No Reino Unido vai haver «mais destruições».

Na primeira aparição pública desde há vários meses, o número dois da al-Qaeda, avisou os Estados Unidos de que sofrerão «centenas de vítimas» se as suas tropas não retirarem «imediatamente» do Iraque.

«Não existe outra solução para a crise do Iraque que a retirada imediata. Caso contrário, vão sofrer vítimas. Se não o fizerem agora, sem dúvida que o farão amanhã, mas depois de terem dezenas de milhar de mortos e feridos», disse esta quinta-feira o braço direito de bin Laden.

Al-Zawahri advertiu também os norte- americanos de que a experiência do Vietname não é nada «comparada com o que vão ver no futuro».

«O que testemunharam em Washington e Nova Iorque é uma pequena amostra. Os que vos espera vai fazer-vos esquecer o que viram naquelas cidades. Não terão outra opção que não seja a retirada», ameaçou.

A Grã-Bretanha está igualmente na mira da al-Qaeda. O número dois alertou que a política do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, «provocará ainda mais destruição depois das explosões de Londres».

«Blair levou-vos à destruição e vai levar-vos a mais destruição e catástrofes, a não ser que travem a agressão contra os muçulmanos. Abandonai os nossos países», sublinhou ainda Al-Zawahri.

Redação