mundo

Europeus entregam propostas ao Irão

O Reino Unido, a França e a Alemanha já entregaram as propostas de cooperação económica e política ao Irão para que este país deixe o seu programa nuclear. Só que as propostas europeias não devem alterar a posição de Teerão.

A "troika" europeia constituída pelo Reino Unido, França e Alemanha já endossou as suas propostas de cooperação económica e política ao Irão em troca dos iranianos suspenderem o seu programa nuclear.

Apesar das propostas destes três países, o Irão já reafirmou que vai recomeçar os trabalhos de conversão de urânio na fábrica de Isfahan fosse qual fosse o conteúdo das propostas.

«Mesmo que as propostas não permitam o recomeçam do trabalho em Isfahan, vão retomar essas actividades na mesma», explicou o negociador Hossein Mousavian à agência Reuters.

Quem não gostou desta posição foram os europeus que ameaçaram os iranianos de pôr termo às negociações e avançar com o pedido de sanções a Teerão no Conselho de Segurança da ONU.

A França instou mesmo o Irão a ouvir a «voz da razão», tendo o ministro francês dos Negócios Estrangeiros Philippe Douste-Blazy esperança de que os «iranianos não fechem a porta às negociações».

Redação