mundo

Central nuclear de Isfahan está operacional

O Irão retirou, esta quarta-feira, os últimos selos da central nuclear de Isfahan e está pronto para retomar a conversão de urânio. A AIEA não conseguiu chegar a acordo sobre a resposta a dar ao Irão por ter retomado a sua actividade nuclear.

O Irão removeu, esta quarta-feira, os últimos selos que ainda permaneciam em alguns equipamentos da central nuclear de Isfahan, tornando-a totalmente operacional.

Em declarações à agência noticiosa France Presse, o vice-presidente da organização iraniana de energia atómica, Mohamad Saidi, explicou que o processo foi feito sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

O mesmo responsável tinha anunciado, horas antes, que a própria AIEA não se opunha à operação e que autorizava o processo.

Em Viena, o Conselho dos Governadores (órgão executivo da AIEA) anulou uma reunião prevista para esta quarta-feira, sobre o Irão, devido à falta de um acordo sobre o texto de resposta à retomada das actividades nucleares pelo Irão. Uma nova reunião está agendada para quinta-feira.

Redação