Cerca de 20 mil passageiros foram afectados, esta quinta-feira, pela anulação dos voos da British Airways de e para Heathrow. Por causa de uma greve desencadeada sem pré-aviso, a companhia teve que suspender todos os voos.
Estas pessoas, esclareceu um porta-voz da British Airways, não estão todas em Heathrow porque a empresa as aconselhou a não se dirigirem para o aeroporto.
Interrogada sobre as perspectivas da situação se desanuviar sexta-feira, a fonte limitou-se a assinalar que a British Airways «está a examinar o caso».
A companhia aérea britânica suspendeu hoje todos os seus voos a partir das 15:15 locais (mesma hora em Lisboa), depois de 1.000 dos seus empregados terem desencadeado um movimento de greve em solidariedade com os trabalhadores de uma sociedade norte-americana de restauração - a Gate Gourmet - que fornece refeições a bordo.
Segundo um comunicado no "site" da companhia aérea, os trabalhadores da Gate Gourmet, único fornecedor da British Airways em Heathrow, entraram hoje em greve sem pré-aviso.
Um porta-voz da empresa norte-americana indicou que 667 funcionários foram despedidos no âmbito de um programa de reestruturação.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes, o número de despedidos chega já aos 800 e pode ainda aumentar.