mundo

Exército israelita começou a demolir casas

O exército israelita começou as primeiras demolições de casas desocupadas por colonos na Faixa de Gaza, informaram este domingo fontes locais. Entretanto, judeus contrários à evacuação dos colonatos do norte da Cisjordânia lançaram uma garrafa incendiária sobre um veículo militar israelita naquela região,

Máquinas escavadoras gigantescas e gruas começaram as demolições no colonato de Duguit, no norte da Faixa de Gaza em edificações evacuadas voluntariamente pelos seus habitantes.

As escavadoras e as máquinas pesadas chegaram às primeiras horas da tarde ao colonato, avançando com demolições ao ritmo de um alojamento a cada meia hora.

As primeiras demolições foram efectuadas sexta-feira pelo exército no colonato de Keren Atzmona, no bloco de Gush Katif, mas neste caso tratava-se de casas pré-fabricadas frágeis.

A demolição de casas evacuadas pelos colonos foi decidida por acordo entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) há dois meses, sob supervisão da secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice.

Os escombros das edificações demolidas serão, na medida do possível, recuperados pelos palestinos

Faltam agora evacuar sete colonatos judaicos nos territórios ocupados, três na Faixa de Gaza e quatro no norte da Cirjordânia, operação que envolve de 40 a 50 mil soldados e polícias israelitas.

Os quatro colonatos da Cisjordânia são os de Jómesh, Sa-Nur, Kadim e Ganim, onde as forças governamentais esperam uma resistência violenta de judeus radicais. Os que faltam na Faixa de Gaza são Nissanit, Dugit e Elei Sinai.

Até agora, segundo fontes do comando central da operação, que entrou hoje no seu sexto dia, foram desalojados voluntariamente ou pela força mais de 80 por cento dos 8.500 colonos.

Entretanto, judeus contrários à evacuação dos colonatos do norte da Cisjordânia lançaram uma garrafa incendiária

sobre um veículo militar israelita naquela região.

Redação