A evacuação do colonato de Netzarim marcou o fim da ocupação israelita em Gaza. Neste colonato, o exército não encontrou grande resistência, o que deverá acontecer quando se tentar a evacuação dos colonatos da Cisjordânia.
O exército israelita começou, esta segunda-feira, a retirar os seus últimos colonos da Faixa da Gaza, ao iniciar a "limpeza" do colonato de Netzarim, onde não houve grande resistência.
Em Netzarim, os colonos vão abandonar o local sem resistência após uma última oração na sinagoga local, após uma marcha de adeus pelo colonato.
Já os militantes anti-retirada que se deslocaram para este colonato acabaram por não organizar qualquer manifestação.
Este era o colonato mais odiado pelos palestinos, uma vez que a população de Gaza era obrigada a suportar as múltiplas barreiras israelitas destinadas a garantir a segurança dos colonos quando estes se deslocam.
Com a evacuação deste colonato onde viviam cerca de uma centena de famílias, o exército completa o esvaziamento dos colonatos judeus na Faixa de Gaza, prosseguindo agora as operação em quatro colonatos da Cisjordânia.
Na Cisjordânia, o exército israelita deverá voltar a enfrentar grandes dificuldades para desocupar a região, uma vez que os radicais judeus vêem nesta parte dos territórios palestinos ainda mais direitos bíblicos do que em Gaza.