mundo

Aprovada emenda constitucional controversa

O Parlamento do Zimbabué aprovou uma emenda constitucional que interdita aos fazendeiros brancos contestarem na justiça as expropriações de terras, bem como retirar o passaporte a pessoas suspeitas de atentarem contra os interesses nacionais.

A emenda foi aprovada esta terça-feira no Parlamento, dominado pela União Nacional Africana do Zimbabué - Frente Patriótica (ZANU-FP), com 103 votos a favor e 29 contra.

Apesar de a reforma constitucional ter já sido considerada um atentado contra os direitos civis, o ministro da Defesa do Zimbabué tem uma ideia diferente, considerando-a como o encerramento do «processo da colonização».

No entanto, na óptica do principal partido da oposição, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC), a emenda destrói qualquer esperança de apoio dos doadores ocidentais para regularizar a grave crise que o país atravessa.

Actualmente, o Zimbabué enfrenta uma grave crise económica, devido à paralisação das suas infra-estruturas agrícolas, em virtude da reforma agrária iniciada em 2000.

Redação