A organização terrorista Al-Qaeda reivindicou, esta quinta-feira, a autoria dos atentados de 07 de Julho em Londres, numa gravação vídeo que a estação televisiva árabe Al-Jazeera está a transmitir.
Na gravação, de que a Al-Jazeera divulgou alguns excertos, o "número dois" do grupo, o egípcio Ayman Al-Zawahiri, ameaçou igualmente outros países europeus de acções semelhantes.
Outro dos protagonistas do vídeo é um homem que se identificou como Mohammad Sadiq e se apresentou como um dos autores das explosões de Londres, que fizeram 56 mortos e cerca de 700 feridos, a 07 de Julho, em três composições do Metropolitano e num autocarro urbano.
De acordo com a estação de televisão, Sadiq responsabilizou os povos ocidentais pelos atentados na capital britânica, bem como pelos perpetrados a 11 de Março de 2004 em Madrid e a 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque e Washington, por «elegerem governos que cometem crimes contra a humanidade».
«Os europeus nunca se sentirão seguros, já que são considerados alvos de acções semelhantes», sustentou.
Por sua vez, Al-Zawahiri classificou os atentados como uma «chapada na cara do [primeiro-ministro britânico, Tony] Blair».
O "número dois" da Al-Qaeda afirmou ainda que as explosões de Londres «transferiram a batalha para a terra do inimigo» e acusou os europeus de "menosprezarem" a trégua do líder da organização terrorista, Osama bin Laden, oferecida em 2004 em troca de os países europeus deixarem de atacar os muçulmanos e interferir nos seus assuntos.
A Al-Jazeera não revelou como obteve a gravação, cuja autenticidade não é passível de confirmação, e indicou que divulgará outros excertos pelas 20:00 TMG (21:00 de Lisboa).