O ministro israelita da Defesa ordenou a suspensão da demolição das sinagogas nos colonatos de Gaza. Shaoul Mofaz, que pessoalmente é contra esta acção, diz que vai esperar pela decisão definitiva do Governo marcada para domingo.
O ministro israelita da Defesa suspendeu, esta sexta-feira, a demolição das sinagogas dos colonatos desocupados em Gaza, apesar de o Supremo Tribunal de Israel já ter dado “luz verde” para esta acção.
Em declarações à rádio pública israelita, Shaoul Mofaz disse pretender «esperar pelo que o governo decide no domingo» antes de autorizar a demolições dos templos judaicos instalados nos colonatos.
Esta decisão vai atrasar um dia a retirada israelita de Gaza, contudo, o ministro, que pessoalmente é contra a demolição das sinagogas, lembrou que mesmo assim esta retirada irá ocorrer antes do previsto.
Na quinta-feira, o Supremo Tribunal israelita tinha autorizado a demolição das sinagogas, ao aceitar o argumento do Estado de que, uma vez que os palestinos são contra a manutenção dos templos, seria melhor destruí-los do que expô-los ao vandalismo.