mundo

Militares israelitas arreiam bandeira em Gaza

As forças armadas israelitas arrearam, este domingo, a bandeira israelita na Faixa de Gaza, pela última vez, numa cerimónia militar que marcou a retirada das suas tropas do território.

Cerca de 200 soldados de unidades estacionadas na Faixa de Gaza, nomeadamente pára-quedistas, participaram na cerimónia presidida pelo general Aviv Kochavi, comandante da Divisão de Gaza.

«A retirada vai começar nas próximas horas», disse um porta- voz militar, acrescentando que uma cerimónia final terá lugar segunda-feira no posto de Kissufim, no Sul de Israel, quando os últimos soldados deixarem a Faixa de Gaza.

Hoje de manhã, o gabinete israelita decidiu, por maioria, pôr fim à administração militar em vigor no território de Gaza, conquistado em 1967.

Com esta decisão histórica, Israel concluiu, oficialmente, à ocupação do território e a operação «Última Guarda» começa hoje à noite.

A retirada deve realizar-se simultaneamente em todos os sectores da Faixa de Gaza e terminar segunda-feira de manhã.

As forças de segurança palestinianas ocuparão então posições nos territórios evacuados, enquanto as tropas israelitas tomarão lugar nas suas novas linhas de defesa ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza.

Redação