mundo

Sondagem dá vitória aos conservadores

Uma sondagem à boca das urnas revela que os conservadores da CDU/CSU ganharam as eleições legislativas na Alemanha, derrotando o SPD do chanceler Gerhard Schroeder. Caso se confirme este resultado, Angela Merkel torna-se a primeira mulher a assumir a chefia do Governo federal na história da Alemanha.

De acordo com um dos principais diários alemães, a CDU/CSU obteve 41,5 por cento dos votos contra os 32,5 por cento dos socialistas do SPD.

Caso se confirmem estes números, Angela Merkel poderá tornar-se a primeira mulher a assumir a chefia do Governo federal na história da Alemanha.

Os números da sondagem não dão, no entanto, uma maioria absoluta aos conservadores. Por outro lado, os seus principais aliados, os liberais do FDP, poderão não alcançar um número de deputados suficiente para garantir uma coligação maioritária.

Segundo a sondagem, o FDP poderá conseguir oito por cento dos votos, enquanto os Verdes, aliados do SPD nos últimos dois governos, conquistam sete por cento.

A grande surpresa poderá ser o terceiro lugar da coligação entre o PDS (antigos comunistas da RDA) com o partido de Oskar Lafontaine, antigo secretário-geral do SPD, que poderá obter os 8,5 por cento dos votos.

Redação