Freitas do Amaral acredita que a legalização dos imigrantes brasileiros estará concluída até 13 de Outubro. Em Nova Iorque, o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros aproveitou para se encontrar com os seus homólogos brasileiro, espanhol e mexicano.
O ministro dos Negócios Estrangeiros espera que o processo de legalização dos imigrantes brasileiros em Portugal esteja concluído até 13 de Outubro, altura em que se realiza a próxima cimeira luso-brasileira.
Estas declarações foram feitas após um encontro em Nova Iorque de Freitas do Amaral, que discursa na segunda-feira durante a 60ª Assembleia-geral da ONU, com o MNE brasileiro Celso Amorim.
A presidente da Casa do Brasil entende que o prazo que Freitas do Amaral dá para a conclusão deste processo é curto, pois ainda há muitos brasileiros à espera.
«Gostaria que fosse realidade, mas pelo que sei foram inscritos 32 mil brasileiros, apresentaram-se 19 mil para renovação de visto de turismo. Dois anos após o acordo, ainda não tínhamos 15 mil brasileiros com visto de trabalho no seu passaporte», explicou Eliane Bibas à TSF.
No encontro com Celso Amorim, Freitas do Amral garantiu o apoio português a uma candidatura brasileira a um lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU.
Por seu lado, o Brasil assegurou que vai apoiar a pretensão portuguesa de assegurar um lugar não permanente no Conselho de Segurança da ONU no biénio 2011-2012.
O encontro com Celso Amorim serviu ainda preparar a agenda da Cimeira Ibero-americana a realizar em Salamanca entre 14 e 15 de Outubro, que acontece apenas um dia depois da cimeira luso-brasileira, que terá lugar no Porto.
Freitas do Amaral aproveitou ainda este domingo para se encontrar com o MNE espanhol e mexicano.
Na cimeira de Salamanca será criada a Organização dos Estados Ibero-americanos, que surge numa altura em que se «prevê uma época de instabilidade política na América Latina nos próximos anos», considerou o MNE português.