mundo

Hamdi Issac já chegou a Londres

Hamdi Issac, um dos quatro presumíveis autores dos atentados falhados de 21 de Julho em Londres, chegou esta quinta-feira ao princípio da tarde a Londres, onde vai ser sexta-feira formalmente acusado de conspiração e tentativa de assassínio.

O suspeito chegou ao princípio da tarde à base aérea de Northolt, nos arredores de Londres, proveniente de Itália, de onde foi extraditado a pedido das autoridades britânicas.

Hamdi Issac viajou algemado e acompanhado de agentes da unidade de extradição da polícia metropolitana de Londres.

Num comunicado divulgado antes, a Scotland Yard informou que o suspeito vai comparecer sexta-feira em tribunal para ser formalmente acusado dos crimes de conspiração para cometer homicídio, tentativa de homicídio e violação da lei britânica sobre substâncias explosivas.

Hamdi Issac, que em Londres usava o nome de Osman Hussain, foi detido em Roma a 29 de Julho, depois de as autoridades britânicas terem advertido as suas congéneres italianas da presença do suspeito em Itália.

O etíope, de 27 anos, é suspeito de ter organizado os atentados falhados de 21 de Julho na estação de metropolitano londrina de Shepherd's Bush que, como o resto das acções perpetradas nesse dia, não causou vítimas, ao contrário dos atentados cometidos duas semanas antes, a 07 de Julho, em que morreram 56 pessoas.

Três outros suspeitos da autoria dos atentados de 21 de Julho estão presos preventivamente na cadeia de alta segurança de Belmarsh, a sul de Londres: Ibrahim Muktar Said, de 27 anos, Yassin Hassan Omar, de 24, e Ramzi Mohammed, de 23.

Um quarto suspeito, Manfo Kwaku Asiedu, de 32 anos, foi acusado de conspiração para homicídio e de conspiração para atentado terrorista e está também em prisão preventiva.

Estes quatro suspeitos voltarão a ser presentes a tribunal a 14 de Novembro.

Redação