mundo

Cinco juízes nomeados para julgamento

Cinco magistrados foram nomeados para julgar o antigo presidente iraquiano Saddam Hussein, que responderá a partir do próximo dia 19 pelo assassínio em 1982 de mais de 140 camponeses xiitas.

«Cinco magistrados julgarão Saddam Hussein e já foram nomeados», informou uma fonte do Tribunal Especial Iraquiano, acrescentando que «os procedimentos legais iraquianos» vão ser postos em prática para julgar o antigo ditador.

Saddam Hussein e sete antigos altos responsáveis do seu regime serão julgados a partir do próximo dia 19 pelo massacre de 143 xiitas em 1982 em Dujail, a norte de Bagdad, arriscando a pena de morte.

O ex-presidente será julgado com Taha Yassine Ramadan, antigo vice-presidente, e Barzan Ibrahim Al-Hassan, o seu meio-irmão e antigo chefe dos serviços secretos, além de outros cinco altos responsáveis do partido Baas.

A equipa de defesa de Saddam Hussein afirmou recentemente não ter sido informada pelas autoridades iraquianas da data da abertura do processo do seu cliente e ignorar as acusações levantadas contra ele.

Outra fonte próxima do tribunal afirmou a 15 de Setembro que «o acto de acusação, as testemunhas e as provas foram postas à disposição da equipa de defesa», sublinhando que todas as acusações contra Saddam Hussein lhe foram notificadas.

Redação