mundo

Atentado suicida faz cinco mortos

Cinco pessoas morreram e 21 ficaram feridas, esta quarta-feira , num atentado suicida frente a um quiosque de comida típica árabe-judaica, situado num mercado israelita da cidade de Hedera. Telefonemas anónimos, alegadamente da Jihad Islâmica, reivindicaram o ataque.

O ataque aconteceu por volta das 16h (hora local), e foi reivindicado por meio de um telefonema anónimo a várias redacções de agências de notícias da região.

Tanto a agência de notícias Associated Press quanto a France Presse receberam chamadas anónimas reivindicando a autoria do atentado.

Nos telefonemas, um suposto membro do grupo extremista Jihad Islâmica disse que o atentado foi uma «vingança» contra o assassinato de Luai Saadi, comandante do grupo, morto num tiroteio travado com soldados israelitas em Tulkarem, na Cisjordânia.

Desde o início desta semana, dezenas de foguetes Qassam (de fabricação caseira) foram lançados contra cidades israelitas, o que provocou uma resposta do Exército. Militares israelitas realizaram esta quarta-feira uma ofensiva a nordeste de Gaza.

Este é o primeiro atentado suicida ocorrido em Israel desde 28 de Agosto último, quando um homem se explodiu na entrada de uma estação de autocarros em Beersheba (sul), ferindo 20 pessoas.

Redação