O Governo português apoia a «determinação» das autoridades de França para acabar com a violência que se verifica nos subúrbios de várias cidades deste país há 11 dias consecutivos.
O secretário de estado dos Assuntos Europeus, Fernando Neves, manifestou esta segunda-feira, em Bruxelas, solidariedade para com o executivo francês.
«O governo português espera que a situação se acalme e apoia a determinação do governo francês em restabelecer a ordem», disse Fernando Neves, à entrada de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia.
O secretário de Estado considera ainda que «não se pode permitir» que se repitam actos como os que estão a suceder em França, de «desordem generalizada nas ruas e de atentado contra a propriedade».
Mais de 1.400 viaturas foram incendiadas em actos violentos, 395 pessoas foram presas e 34 polícias ficaram feridos sem gravidade na última noite de violência.
Os distúrbios em França começaram nos arredores de Paris, a 27 de Outubro e posteriormente estenderam-se a zonas urbanas de todo o território francês.