mundo

Governo autoriza imposição do recolher obrigatório

O Governo francês autorizou, esta terça-feira, a imposição de recolher obrigatório nas zonas onde se registe violência urbana. A medida, que entra em vigor já esta quarta-feira, fio tomada com o intuído de travar a onda de violência iniciada há 12 dias.

O governo francês deu hoje "luz verde" às autoridades locais para imporem o recolher obrigatório nas zonas onde se registe violência urbana.

A decisão foi anunciada pelo ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, no final de um conselho de ministros antecipado devido à violência que se tem registado no país nos últimos 12 dias.

Segundo o governante, a medida entra em vigor já esta quarta-feira e será a evolução dos acontecimentos que vai determinar a «aplicação selectiva» do recolher obrigatório.

A decisão do governo francês foi tomada ao abrigo de uma lei sobre o estado de emergência, criada em 1955, durante a guerra na Argélia.

O ministro precisou que esta decisão permitirá à polícia realizar operações de busca durante 12 dias, desde que haja suspeita de armazenamento de armas.

Durante esta tarde, o ministro do Interior reunir-se-á com os presidentes da câmara das sete "zonas de defeso" para analisar a aplicação do recolher obrigatório.

Redação