As autoridades de Paris proíbem, pelo menos durante o fim-de-semana, qualquer concentração de pessoas que possa provocar desordem nas ruas ou lugares públicos. A decisão surge depois de terem sido interceptadas mensagens via Internet e telemóveis instigando a «acções violentas» em Paris.
A proibição será efectiva a partir das 10:00 (09:00 em Lisboa) de sábado até às 08:00 (07:00) da manhã de domingo, diz o comunicado do chefe da polícia de Paris, Pierre Muntz.
As autoridades temem que no fim-de-semana possa ocorrer um aumento da onda de violência registada em França desde 27 de Outubro e que parece ter acalmado nos últimos quatro dias.
Esta decisão foi adoptada depois de terem sido interceptadas mensagens na Internet e em telemóveis instigando a «acções violentas» em Paris, esclarece o comunicado.
As autoridades parisienses aproveitaram o estado de emergência declarado pelo Governo francês em 25 departamentos do país, entre os quais Paris, desde a passada quarta-feira, para a decisão tomada hoje.
«Para fazer respeitar esta proibição, as forças de segurança destacadas para a capital serão reforçadas», assim como as «instruções para deter os desordeiros», adianta a mesma declaração.
Qualquer pessoa que infrinja a proibição arrisca-se a ser condenado a oito dias de prisão e/ou a uma multa de 3.750 euros.
O receio de distúrbios levou as autoridades da capital francesa a colocar 2.200 agentes a patrulhar as ruas, principalmente nas zonas com maior atracção turística (Torre Eiffel e Campos Elíseos) e estações ferroviárias e do metropolitano.
Os tumultos tiveram início nos arredores de Paris a 27 de Outubro depois de dois adolescentes, filhos de imigrantes, terem morrido electrocutados em circunstâncias ainda não completamente esclarecidas, quando fugiam da polícia.