mundo

Tropas no Iraque podem regressar no final de 2006

A Grã-Bretanha poderá começar retirar as suas tropas do Iraque a partir do final do próximo ano. A afirmação foi feita este domingo pelo ministro da Defesa britânico, John Reid, confirmando a proposta nesse sentido do Presidente iraquiano.

Jalal Talabani afirmou hoje à cadeia de televisão ITV do Reino Unido que, no final de 2006, as tropas iraquianas estarão preparadas para substituir as forças britânicas no sul do Iraque.

Essas propostas são «perfeitamente coerentes com as que tenho vindo a defender», disse John Reid ao canal televisivo Sky News.

«Permaneceremos no Iraque até que o trabalho esteja feito. Estará feito a partir do momento em que os iraquianos sejam capazes de garantir a sua própria segurança e essa transferência poderá começar em certas zonas do Iraque durante o próximo ano», explicou o titular da pasta da Defesa britânico.

A Grã-Bretanha tem cerca de oito mil soldados no Iraque, a maior parte deles colocados na zona de Bassorá, a segunda cidade do Iraque, localizada no sul, a uma centena de quilómetros da fronteira com o Koweit.

Redação