mundo

Popularidade de Bush em queda

A popularidade do Presidente George W. Bush continua em queda nos EUA, com 58 por cento dos norte-americanos a rejeitarem a sua política, segundo uma sondagem ABC/Newsweek, divulgada este domingo.

Em comparação com o anterior estudo, anunciado no final de Setembro, Bush cai mais cinco pontos percentuais.

A sondagem refere igualmente que 52 em cada 100 norte-americanos acreditam que o vice-presidente Dick Cheney participou na conspiração para divulgar à imprensa o nome da agente da CIA Valerie Plame.

Nos Estados Unidos, revelar a identidade de um agente secreto é considerado um crime federal.

No âmbito da investigação da fuga de informação que durou dois anos, o chefe de gabinete e conselheiro para a segurança nacional de Cheney, Lewis «Scooter» Libby, foi formalmente acusado de obstrução da justiça e falso testemunho e acabou por se demitir.

A fuga da informação, em 2003, terá sido decidida pela Casa Branca como vingança pelo facto de o ex-embaixador Joseph Wilson, marido de Plame, ter acusado a Administração Bush de envolver o país na guerra do Iraque sob «falsos pretextos».

A sondagem mostra que 52 por cento das pessoas inquiridas pensam que Cheney manipulou as informações à sua disposição para justificar a guerra e 65 por cento desaprovam a forma como Bush dirige actualmente a participação dos Estados Unidos no conflito iraquiano.

Em relação à situação geral do país, só 28 por cento dos inquiridos está satisfeito, contra 68 por cento que dizem precisamente o contrário.

Redação