mundo

Estado de emergência poderá ser prolongado

Poderá ser prolongado até três meses o estado de emergência que vigora em França e que possilita a activação de recolheres obrigatórios. A medida será discutida no Conselho de Ministros francês desta segunda-feira.

O governo francês poderá estender o estado de emergência vigente no país «por uma duração de três meses», anunciou esta segunda-feira o porta-voz do executivo gaulês.

Em declarações à rádio Europe 1, Jean-François Copé disse que esta extensão será discutida no Conselho de Ministros desta segunda-feira e que esta poderá vir a ser efectivada a 21 de Novembro.

No entanto, o porta-voz esclareceu que o projecto-lei que será discutida envolve a «possibilidade de que se possa por fim ao decreto antes de este expirar», para que apenas se «limite ao estritamente necessário esta medida de excepção».

De acordo com Jean-François Copé, «a decisão de recorrer a este procedimento excepcional permitiu uma tomada de consciência de opinião e um chamar de atenção aos pais para as suas obrigações perante os seus filhos».

«É importante que os perfeitos possam ter meios de acção durante um período limitado mas suficientemente longo para que se possam assegurar que os atentados graves à ordem público não continuem», concluiu.

Um dos principais efeitos do estado de emergência, que deverá ser prorrogado neste Conselho de Ministros que foi antecipado dois dias, é a possibilidade dos prefeitos poderem activar recolheres obrigatórios. Estes foram efectivados em partes de algumas cidades francesas.

Durante o fim-de-semana a violência continjuou nos bairros pobres de Paris, mmas não chegou ao centro da capital como as autoridades temiam.

Até às 4:00 da manhã desta segunda-feira tinham ardido 217 viaturas contra 315 à mesma hora na madrugada de domingo. O número de pessoas detidas foi de 112 contra 161 à mesma hora de domingo.

Redação