mundo

Governo prolonga estado de emergência

O governo francês decidiu, esta segunda-feira, em conselho de ministros prolongar o estado de emergência para fazer face aos distúrbios que, desde finais de Outubro, assolam várias regiões da França.

O Governo francês aprovou esta segunda-feira o projecto-lei que prolonga por mais três meses o estado de emergência que o permite, nomeadamente, impor o recolher obrigatório nas localidades afectadas pelos distúrbios violentos das últimas semanas.

Este projecto, que vai ser examinado pelos deputados terça-feira, foi classificado pelo presidente francês como sendo uma medida estritamente temporária que será aplicada onde seja estritamente necessária e em conformidade com as autarquias, segundo palavras do porta-voz de Jacques Chirac após o conselho de ministros.

Esta prorrogação surge no mesmo dia em que o presidente francês fará uma declaração ao país, às 20:00 (19:00 em Lisboa), sobre a violência urbana que há mais de duas semanas fustiga Paris e outras cidades francesas. Esta será a primeira declaração formal que Jacques Chirac sobre o assunto.

A decisão do governo francês ocorre num momento em que os actos de violência registaram novo decréscimo, ainda que se mantenham esporadicamente em algumas províncias francesas.

Redação