Tal como a Espanha, a Suécia vai também investigar a passagem de voos "secretos" da CIA pelo seu território. A investigação surge na sequência de notícias na imprensa sueca que apontam para vários voos deste tipo.
A Suécia vai também investigar a passagem de voos "secretos" norte-americanos pelo seu território, cedendo assim às pressões da oposição.
Estes partidos exigem o apuramento de todas as circunstâncias por trás das autorizações para o uso do espaço e território aéreos do país de voos da CIA.
Estas exigências surgem na sequência de revelações na imprensa sueca, que fala de pelo menos quatro aeroportos suecos foram usados diversas vezes por dois aviões fretados pelos serviços secretos norte-americanos entre Julho de 2002 e Setembro de 2005.
Estes aviões com capacidade de seis a 13 passagens terão ainda usado aeroportos na Noruega, Grã-Bretanha e França nessas mesmas viagens, segundo conta também a imprensa sueca.
O Governo sueco já disse que apenas tomou conhecimento destes voos através da imprensa, já que estes oficialmente foram civis, não necessitando portanto de autorização. Só os voos militares carecem de autorização.
A Espanha anunciou na terça-feira que iria investigar a passagem destes voos, que alegadamente transportaram suspeitos de terrorismo, por aeroportos do país.