As eleições antecipadas de Israel vão realizar-se no dia 28 de Março de 2006. A data foi acordada esta segunda-feira pelo primeiro-ministro Ariel Sharon e pelo presidente da República Moshe Katsav.
A data definitiva estava pendente da resolução de um problema jurídico surgido quando, segunda-feira, o primeiro-ministro israelita, Ariel Sharon, pediu a Katsav a antecipação das eleições e que nesse mesmo dia se iniciasse o processo legislativo para fixar uma data.
Após um longo braço-de-ferro com os deputados do seu próprio partido para a aprovação de medidas relacionadas com o processo de paz com a Palestina, Ariel Sharon pediu segunda-feira ao presidente da República a dissolução do parlamento, a fim de avançar para as eleições antecipadas.
Hoje, o parlamento vota uma série de propostas de lei com as quais porá fim à décima sexta legislatura.
Apresentadas por diferentes grupos parlamentares, as propostas serão estudadas pela Comissão dos assuntos legislativos e transitarão em seguida para o plenário, que as votará em primeira, segunda e terceira leituras.
Entretanto, Ariel Sharon anunciou a sua demissão do partido Likud (direita), que ajudou a fundar, e revelou também a formação de um novo partido cujo objectivo principal será alcançar a apaz no Médio Oriente.