mundo

Shimon Peres em campanha por Ariel Sharon

Shimon Peres, até há umas semanas líder do Partido Trabalhista israelita, anunciou esta quarta-feira que vai abandonar o seu partido para fazer campanha por Ariel Sharon, por considerar que é o «único capaz» de conseguir a paz.

Numa conferência de imprensa, Shimon Peres declarou que a a sua acção no interior do partido (trabalhista) «chegou ao seu termo», pelo que decidiu apoiar Ariel Sharon que é o «único capaz de formar uma coligação pela paz».

«Perguntei-me qual é o objectivo central de Israel nos próximos anos e não tive a menor dúvida de que é a paz», continuou.

Recordando o seu mentor político, o fundador do Estado de Israel David Ben Gurion, Peres explicou que teve de escolher «entre o interesse nacional e o interesse partidário».

Com 86 anos, Peres milita em formações políticas trabalhistas há 46 e já ocupou a maioria dos principais cargos executivos de Israel, com a excepção da presidência, cuja eleição perdeu em 2000.

Apesar de apoiar Sharon na campanha para as eleições legislativas antecipadas previstas para 28 de Março, Shimon Peres não irá aderir ao novo partido do primeiro-ministro israelita, o Kadima, como chegou a ser anunciado por vários meios de comunicação social.

Redação