A presidência britânica da União Europeia vai apresentar esta segunda-feira uma proposta sobre o próximo orçamento comunitário que, de acordo com o que tem sido divulgado na imprensa, não deverá agradar à Comissão Europeia já que pretende reduzir as ajudas aos Estados-membros.
Durão Barroso considera «muito preocupante» para os novos Estados-membros as informações publicadas na imprensa britânica sobre a proposta da presidência britânica para o novo quadro orçamental da União Europeia que deverá ser apresentada oficialmente esta tarde.
O presidente da Comissão Europeia pensa que «se as coisas que podemos ler, e também em certos jornais, se confirmarem é muito preocupante, sobretudo para os novos Estados-membros», disse o porta-voz da Comissão Europeia, Johannes Laintenberger, hoje em Bruxelas, no habitual encontro com a imprensa.
A presidência britânica da UE deverá apresentar esta tarde uma nova proposta das chamadas Perspectivas Financeiras 2007-2013 que reduz o orçamento dos 25 em relação ao projecto anterior, o que deverá provocar uma discussão acesa entre os ministros dos Negócios Estrangeiros, quarta-feira.
Segundo a imprensa, a chave do novo projecto, em relação ao anterior, parece estar numa redução das ajudas regionais aos 10 novos Estados-membros, de Leste, assim como dos fundos para o desenvolvimento rural dos 25.