mundo

Explosão faz doze mortos e 40 feridos

Uma bomba depositada num restaurante está na origem da explosão ocorrida, esta quinta-feira de manhã, num mercado da zona tribal do Paquistão na fronteira com o Afeganistão, do qual resultaram 12 mortos e mais de 40 feridos.

Segundo indicaram as autoridades civis e miliatres, a bomba foi colocada num hotel com restaurante da localidade de Jandola, ponto de entrada no Waziristão do Sul.

Doze pessoas morreram e mais de 40 outras ficaram feridas nesta explosão que destruiu igualmente lojas de armas e outros estabelecimentos comerciais situados nas proximidades.

A tensão aumentou nesta região em sequência de incidentes recentes, entre os quais a morte de um egípcio que era presumivelmente um dos chefes da rede terrorista Al-Qaida, o rapto de quatro soldados e confrontos entre militantes islamistas e malfeitores locais que produziram 15 mortos.

O exército paquistanês destacou dezenas de milhares de soldados para perseguir os militantes islamistas membros e partidários da al-Qaeda que se refugiaram nas zonas tribais paquistanesas após a queda do regime talibã em finais de 2001 no Afeganistão.

No entanto, tal não tem impedido os militantes islamistas de continuarem a disparar mísseis contra alvos governamentais e militares nesta zona.