mundo

Barroso pede a Blair acordo sobre quadro orçamental

Durão Barroso pediu a Tony Blair empenho na finalização de um acordo sobre o próximo quadro orçamental dos 25, essencial para enfrentar a liberalização do comércio internacional, sobretudo no sector agrícola.

O presidente da Comissão Europeia enviou quarta-feira uma carta ao primeiro-ministro do Reino Unido, país que assume actualmente a presidência da UE, a solicitar o apoio dos 25 à realização de um acordo «ambicioso» na reunião de ministros da Organização Mundial de Comércio (OMC), que terá lugar em Hong Kong na próxima semana, de 13 a 18 de Dezembro.

«Um acordo sobre as Perspectivas Financeiras irá permitir o aumento do apoio para ajudar os países a gerir as consequências da liberalização do comércio, sobretudo de bens agrícolas», segundo José Manuel Durão Barroso.

Para o presidente do executivo comunitário, o acordo sobre as chamadas Perspectivas Financeiras 2007-2013 - a finalizar também na próxima semana em Bruxelas, 15 e 16 de Dezembro - será importante para a liberalização do comércio mundial pretendida pela OMC.

A Comissão Europeia quer chegar a um acordo em Hong Kong que possibilite um aumento de mil milhões de euros nas trocas comerciais em 2010 e que confira aos países mais pobres acesso aos mercados mundiais.

Na reunião de Hong Kong, os ministros do Comércio de 148 países vão tentar chegar a acordo sobre um aumento da liberalização comercial no âmbito de uma série de encontros conhecida como o «ciclo de Doha».

A OMC foi criada em 1995 e dedica-se sobretudo a desenvolver várias políticas relativas ao comércio, investimentos e desregulamentações que diminuam as desigualdades entre Norte e Sul e entre ricos e pobres.