mundo

Presidente diz que Israel é «um tumor»

O presidente iraniano voltou a tecer comentários agressivos sobre Israel. Desta vez não usou o termo «riscar do mapa» mas afirmou ter dúvidas de que tenha havido o holocausto e de que os judeus tenham sido cremados pelos nazis. Mahmoud Ahmadnejad disse mesmo que Israel é um «tumor».

O chefe de Estado iraniano fez estas declarações numa entrevista à televisão pública iraniana. Na entrevista, Mahmoud Ahmadnejad disse ainda que Israel devia ser transferido para a Áustria ou para a Alemanha.

As declarações do presidente iraniano já suscitaram a condenação dos EUA e da União Europeia. Também a chanceler alemã, Angela Merkel, classificou estas declarações como «inaceitáveis».

Israel não fica surpeendido

Em Israel, os comentários de Mahmoud Ahmadnejad foram transmitidos por todos os canais de rádio e televisão. Mas os israelitas não encaram estas frases como uma novidade, e até ao momento não houve grandes reacções.

O porta-voz do primeiro-ministro Ariel Sharon limitou-se a afirmar que não e só o Irão que tem ideias destas sobre o povo judeu. O porta-voz disse que muitos países árabes o povo judeu não tem direito de estabelecer um Estado nas terras dos seus antepassados.