mundo

Rice é «louca» e comissão dos EUA «ridícula»

O líder cubano, Fidel Castro, diz que a secretária de Estado norte-americana, Condoleeza Rice, é «louca» e ridiculariza a comissão criada pelo Presidente George W. Bush para levar a cabo a democratização de Cuba.

No passado dia 20, depois de uma reunião da Comissão de Ajuda a uma Cuba Livre, integrada por altos funcionários da Administração norte-americana, Rice considerou ser necessário acelerar a transição em Cuba e anunciou a elaboração de um plano com esse fim, a ser

apresentado em Maio ao Presidente dos Estados Unidos.

«Pode haver coisa mais sem tino do que pôr esta louca a falar de transição agora? Estão completamente loucos, dão pena», afirmou Fidel Castro, intervindo na Assembleia Nacional cubana, convocada para uma sessão ordinária.

«Eles o que querem é acelerar a transição. Só podemos rir perante esta comissão composta por um bando de lambe-botas que não merecem qualquer respeito do mundo», acrescentou o Presidente cubano.

Cuba «forte e invencível»

Castro assegurou que Cuba «não cedeu um milímetro» e que a revolução que lidera desde 1959 está mais «forte» e «invencível» que nunca.

«Estes idiotas», acrescentou, «falam agora de transição, eles acreditam no crime, na eliminação dos indivíduos e nós na sobrevivência das ideias».