Na Alemanha, o ambiente é de apreensão e incerteza à volta do Euro, com o governo a investir 21,94 milhões de euros (4,4 milhões de contos) na promoção da moeda para convencer uma opinião pública desconfiada.
Se o ambiente é de entusiasmo e expectativa com a chegada da moeda única, também, um pouco por toda a Europa dos Doze, é de apreensão e incerteza.
Na Alemanha, o governo decidiu investir fortemente (21,94 milhões de euros ou 4,4 milhões de contos) na promoção da nova moeda para convencer uma opinião pública desconfiada.
Embora dois terços dos alemães considerem que estão bem informados sobre o Euro, o sucesso da moeda ficou muito aquém das expectativas.
Dias antes da sua introdução física, foi publicado o resultado de um último inquérito, no qual 44 por cento dos inquiridos afirmaram que esperam mais desvantagens do que vantagens da nova moeda.
Para os alemães, o Euro está relacionado com o aumento dos preços, na medida em que alguns comerciantes aproveitaram a introdução da moeda para arredondarem os preços a seu favor.
Também para os mais idosos é bastante dolorosa a separação do marco, símbolo de desenvolvimento e bem-estar no país.
Apesar das reiteradas garantias do chanceler alemão e do ministro das Finanças de que o Euro será uma moeda tão forte e estável como o marco, o cepticismo prevalece, com apenas 37 por cento dos inquiridos, na referida sondagem, a receberem a moeda de «braços abertos».
O dia 31 de Dezembro de 2001 será, certamente, para muitos germânicos, um dia de luto que marcará o início de um futuro monetário incerto.